Governador de MS apresenta estratégias de gestão em encontro nacional e defende reforma administrativa para eficiência do Estado
- Demis Toledo

- há 5 horas
- 2 min de leitura

São Paulo, 26 de setembro de 2025 – O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, apresentou nesta sexta-feira (26) as estratégias de gestão que colocaram o Estado em posição de destaque fiscal e econômico, durante o Encontro de Líderes Comunitas 2025, realizado em São Paulo. O evento reuniu governadores, prefeitos e parlamentares para debater a eficiência da gestão pública e os caminhos para modernizar o Estado brasileiro.
Riedel destacou a transformação digital como eixo central da administração sul-mato-grossense. “Quando assumimos, a primeira medida foi elaborar um plano muito focado nas necessidades reais das pessoas”, afirmou. Com o uso intensivo de tecnologia e contratos de gestão, o Estado saltou da 21ª para a 9ª posição no ranking nacional de serviços digitais em poucos anos.
Uma das iniciativas mencionadas foi a PPP de fibra ótica – a Inflovia Digital –, que conecta todos os 79 municípios do Estado, alcançando 1.517 prédios públicos, incluindo escolas, postos de saúde e órgãos de segurança. Segundo Riedel, a infraestrutura permitiu avanços em áreas como educação, saúde por telemedicina, segurança pública e assistência social.
O governador citou ainda a redução de 60% no volume de programas sociais estaduais, resultado da combinação entre tecnologia e trabalho de campo para identificar irregularidades, sem prejudicar os beneficiários. “Mato Grosso do Sul segue como o estado com o menor índice de pobreza extrema do país e estabeleceu como meta erradicar totalmente essa condição nos próximos dois anos”, afirmou.
Reforma administrativa é urgente, defendem líderes
No debate “Eficiência do Estado e Democracia”, Riedel defendeu a necessidade de uma reforma administrativa nacional para modernizar as relações entre o setor público e seus servidores e aumentar a competitividade do país. “Considero prioridade para o País a eficiência, e precisamos rapidamente de uma reforma administrativa”, declarou.
A visão foi compartilhada pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que ressaltou: “Não seremos um país de primeiro mundo se não mudarmos a qualidade da gestão pública no Brasil”. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também trouxe exemplos locais de ganhos de eficiência, como a queda nas mortes por infarto após a implantação da telemedicina, e os benefícios de Parcerias Público-Privadas (PPPs) de R$ 13 bilhões.
O deputado federal Pedro Paulo (RJ), relator da Comissão de Defesa do Poder Público, afirmou que a reforma administrativa está entre as prioridades do presidente da Câmara, Hugo Motta, e já reúne mais de 70 propostas divididas em quatro eixos: Planejamento Estratégico, Contratos de Gestão com bônus por desempenho, Transformação Digital e Avaliação de Desempenho.
Ao final do encontro, Riedel reforçou que as mudanças promovidas pela transformação digital são irreversíveis e devem ser sustentadas por crescimento econômico, expansão educacional e competição saudável no setor público.








Comentários