top of page

Vereador Ediney Gomes propõe estudo para criação de vale-alimentação aos servidores municipais de Maracaju

  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Por Demis Toledo DRT 1759MS

Sessão ordinária da Câmara Municipal – 02 de março de 2026

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Maracaju na noite desta segunda-feira, 02 de março de 2026, o vereador Ediney Gomes utilizou a tribuna para apresentar uma indicação verbal que promete movimentar o debate sobre valorização do funcionalismo público e fortalecimento da economia local. A proposta sugere a realização de um estudo de impacto para a criação do vale-alimentação aos servidores públicos municipais.

Durante seu pronunciamento, Ediney Gomes Gomes destacou a importância da medida tanto para os trabalhadores quanto para o comércio da cidade. "Olhando de perto a realidade de nossos servidores, entendemos que o vale-alimentação chega em boa hora. Conhecemos as dificuldades enfrentadas não apenas em Maracaju, mas em todo o Brasil", afirmou o parlamentar.

A indicação, feita em parceria com o vereador Gustavo Veterinario será encaminhada ao secretário municipal de planejamento e fazenda, Elton Mendonça de Matos, com cópia à secretária municipal de administração, Paula de Souza. O objetivo é que o Executivo avalie a viabilidade orçamentária do benefício, com previsão de implantação para o exercício de 2027.

"Sabemos que a gestão do orçamento municipal é de responsabilidade do prefeito, em conjunto com o secretariado. Por isso, acreditamos que para 2027 haja tempo hábil para que o Poder Executivo realize esse levantamento e possa encaminhar o projeto, incluindo-o na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA)", explicou Ediney.

Apoio entre os pares

O discurso do vereador encontrou eco entre os demais parlamentares. O vereador Robert Ziemann reforçou o caráter econômico da proposta, lembrando que o vale-alimentação pode se tornar uma ferramenta de fomento ao comércio local. "Da mesma forma que criamos o vale-refeição aqui na Câmara, com o objetivo de valorizar o servidor e movimentar a economia de Maracaju, acreditamos que a administração municipal pode adotar essa mesma visão", declarou.

Zima também citou exemplos de outras cidades, como Rio Brilhante, onde parcerias entre prefeitura e comércio local geraram resultados positivos. "Em vez de o servidor gastar seu recurso em sites de internet ou em compras fora do município, esse dinheiro será investido aqui, gerando desenvolvimento, emprego e renda", completou.

O presidente da Casa, vereador Renner, e o vereador Robert Ziemann, que também é servidor público de carreira, manifestaram apoio à iniciativa. Robert Ziemann destacou a importância de ouvir as demandas da categoria e reforçou que a valorização do servidor passa por medidas concretas como a proposta apresentada. "Essa é uma luta justa e necessária. Nós, que somos servidores, conhecemos de perto as dificuldades e a dedicação dos colegas. Esse benefício vai além da questão salarial; é um reconhecimento e também um estímulo à economia da nossa cidade", afirmou Ziemann.

Demanda histórica

Ediney Gomes lembrou que a proposta atende a uma reivindicação histórica dos servidores municipais, também defendida pelo sindicato da categoria. "Essa não é uma demanda de agora. Trata-se de uma reivindicação antiga, que acredito ter o apoio de todos os vereadores, inclusive na gestão passada", pontuou.

O vereador Gustavo Veterinário, que assina a indicação em parceria com Ediney, reforçou o apelo para que o Executivo analise a proposta com sensibilidade. "Que o prefeito, junto com sua equipe, atenda esse pleito, que é também uma forma de reconhecer o trabalho de quem dedica a vida ao serviço público municipal", afirmou.

Próximos passos

A indicação verbal agora segue para análise do Poder Executivo. Caberá às secretarias municipais de planejamento e fazenda e de administração avaliarem os impactos orçamentários e os critérios para possível implantação do benefício, que pode contemplar diferentes categorias de servidores.

Ao final de seu discurso, Ediney Gomes fez questão de agradecer o apoio dos colegas e reafirmou sua confiança no diálogo entre os poderes. "Reforço meu apelo ao secretário Elton e à secretária Paula para que analisem com atenção e sensibilidade esta indicação. Que seja feito um estudo criterioso, com base nas condições orçamentárias e nos critérios técnicos, para que possamos, em 2027, implantar esse benefício tão necessário", concluiu.

A fala foi encerrada com a expectativa de que o Executivo municipal se manifeste nos próximos meses sobre a viabilidade da proposta, que promete beneficiar centenas de servidores e movimentar a economia de Maracaju.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page