Alunos da Escola SESI de Maracaju desenvolvem teatro de palitoches a partir de obra de Monteiro Loba


Durante a aula de Língua Portuguesa, os alunos da 6.ª série do Ensino Fundamental da Escola SESI de Maracaju tiveram uma atividade surpreendente. Depois de realizarem a leitura da obra “Reinações de Narizinho”, do escritor Monteiro Lobato, eles foram convidados a apresentar uma releitura da história para ser apresentada para os estudantes de outras turmas. Para a apresentação, foram desenvolvidos palitoches, que são fantoches de palitos.

Segundo a professora Ana Cláudia Matos Krul, que propôs a atividade, o objetivo da leitura de “Reinações de Narizinho” foi apresentar aos alunos como as crianças do Sítio do Pica Pau Amarelo vivam, utilizando linguagens musical, gestual e oral e, assim, estimular o desenvolvimento cultural sobre a literatura.

A professora destacou que devido ao ensino híbrido, existe uma necessidade cada vez maior de envolver alunos em atividades diferenciadas. “Propus o desafio de apresentar uma peça teatral a partir da leitura do livro ‘Reinações de Narizinho’ e a ideia dos palitoches partiu dos próprios alunos. Eles escreveram o roteiro, criaram os personagens e os apresentaram com excelência. Acabei surpreendida por um trabalho brilhante desenvolvido num intervalo tão curto de tempo”.

Na avaliação do aluno Emanuel Presnisca Dutra, trabalhar numa peça de teatro foi uma experiência completa. “Foi tudo muito legal, desde a escrita do roteiro até a apresentação. Não foi fácil até ver tudo organizado. Essa foi a primeira vez que participei de um trabalho como este e agora que chegou ao final, já estou ansioso por outros que virão futuramente”.

Já a aluna Maria Eduarda Pereira Gimenes, destacou que escrever uma peça de teatro com os colegas foi uma experiência que permitiu o desenvolvimento da criatividade e do trabalho em equipe. “Foi uma atividade muito diferente. Foi um verdadeiro trabalho em equipe, e cuidando do distanciamento. Achei tudo incrível e quero mais”.


Com informações de fiems.com.br

2 visualizações0 comentário
Fotos
Fotos

press to zoom
1/1