• Redação

Suécia testa expediente de 6 horas por dia e o resultado foi surpreendente


Mais uma vez na dianteira dos países que mais se preocupam com o bem-estar profissional e pessoal da sua população, a Suécia começou a testar 6 horas diárias de trabalho em vez de 8. Para isso, selecionou algumas empresas para isso. Uma delas foi o lar de idosos Svartedalens.


Desde 2015, os funcionários passaram para um regime de 30 horas semanais e sem redução de salário.

Segundo Arturo Perez, um dos cuidadores no lar, ele se sente muito mais disposto e feliz, pois tem mais tempo para ficar com seus três filhos, e que os moradores comentam o tempo todo que o atendimento que recebem melhorou. “Um trabalhador contente é um trabalhador melhor”, diz Perez em entrevista ao NYT.

Após um ano de experimento, a Suécia disse que os resultados positivos da redução foram muitos: redução das faltas ao trabalho; melhora da produtividade; e da saúde dos empregados.

“Tivemos 40 anos de uma semana de trabalho de 40 horas. Hoje temos uma sociedade com índices mais altos de faltas por motivos de saúde e de aposentadoria antecipada”, disse Daniel Bernmar, líder do Partido da Esquerda na Câmara Municipal de Gotemburgo, que controla o experimento e espera instituir a nova carga de trabalho.


1 visualização
falta de agua
00:00 / 01:47
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now