PROERD entrega diploma aos alunos em Maracaju
- Redação
- 6 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
(atualizada 6/07/2022 as 17:09) O evento aconteceu na quadra de esportes na Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima à noite dessa segunda-feira 4 de julho com a presença de autoridades da Polícia Militar diretoria da escola e professores.

Foram formandos da turma Proerd 2022 os alunos do quinto ano A do professor Adalberto Nunes e quinto ano B da professora Sandra Barbosa.

Os alunos entregaram lembrança aos instrutores Foster e Barcelos como forma de agradecimentos.
Presença de AUTORIDADES:
Professora Silvana Pádua de Oliveira Perosa, Diretoradeste Estabelecimento de Ensino, Professora Rosangela de Almeida Barbosa, Diretora-adjunta desta Estabelecimento de Ensino, 3 – Convidamos o Coronel QOPM Marcos Paulo Gimenez - COMANDANTE GERAL DA PMMS; Coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes - SUBCOMANDANTE GERAL DA PMMS; Coronel Thonny Audry Lima Zerlotti - DIRETOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS (DPCOM); Tenente Coronel Cleber Pereira da Silva - COMANDANTE DA 2ª CIPM – MARACAJU;

A professora Silvana Pádua Prosa diretora da escola concluiu agradecendo a participação dos pais e alunos no projeto Proerd.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), é um programa educacional preventivo que tem como origem um Programa criado pela Polícia de Los Angeles, E.U.A. idealizado pela professora Ruth Rich, a partir de estudos desenvolvidos por pedagogos, psicólogos e policiais, denominado D.A.R.E (Drug Abuse ResistenceEducation) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental, tendo sido adaptado para a nossa realidade.
O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem o curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalharem com crianças do 5º ano do ensino fundamental.
O PROERD foi implantado em nosso Estado em Junho de 1997, com 05 (cinco) Instrutores que foram formados pela Polícia Militar de São Paulo, sendo que posteriormente, outros cursos foram realizados, onde também recebemos apoio da Polícia Militar do Distrito Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, sendo então, implantado o Programa em diversos municípios do Estado.
Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, canções, brincadeiras e principalmente as conversas em família, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um certificado, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos. Além de manter nossas crianças longe das drogas e violência com o PROERD, a Polícia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.
Comments