top of page

Energisa tem que explicar porque está protestando devedores

Foto do escritor: RedaçãoRedação

O Procon-MS notificou a Energisa, distribuidora de energia elétrica no Estado, a explicar quais as razões para o protesto de clientes com débitos com a empresa. Diante do elevado número de notificações nesse sentido, o órgão de defesa do consumidor pediu que a concessionária deixe de enviar o nome desses clientes que estejam com contas atrasadas para protesto em cartório.

O oficio enviado à Energisa destaca que a Resolução nº 1.000, de 7 de setembro de 2021, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), não prevê a possibilidade de protesto em cartório em razão de inadimplência por parte do consumidor.



O documento solicita explicações da empresa concessionária sobre os regramentos utilizados para enviar o débito ao cartório para protesto. Também é questionado se existe diferenciação entre as classes residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

O Procon/MS também pediu para que a empresa esclareça o motivo pelo qual resolveu passar a encaminhar os débitos para protesto em cartório, uma vez que essa prática nunca havia sido adotada anteriormente em Mato Grosso do Sul. Também foi solicitado que a empresa informe qual a taxa atual de inadimplência dos consumidores.

O oficio também pede explicações se a empresa comunica o consumidor que ele também irá ter que arcar com as custas cartoriais. “O consumidor é surpreendido duas vezes. Com o protesto e também com as taxas do cartório”, diz o superintendente do Procon no Estado, Marcelo Salomão.

A Superintendência também perguntou à Energisa quais os meios utilizados para divulgação aos consumidores do Estado sobre o funcionamento do protesto pelo não pagamento de débitos com a empresa e também onde está sendo feito o serviço de orientação aos consumidores.

Procon/MS

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Whatsapp
  • Telegram
  • YouTube
  • Facebook
  • X
  • @portalmaracaju
  • LinkedIn
  • TikTok
  • Twitter
BANNER-DSTV-979x120.png
BANNER-DSTV-979x120.png
bottom of page