Argentina suspende exportações de farelo e óleo de soja podendo elevar retenciones sobre ambos

A Subsecretaria de Mercados Agropecuários da Argentina emitiu um comunicado neste domingo (13) informando aos exportadores que, "até um novo aviso", as exportações de farelo e óloe de soja estão suspensas.

Segundo as informações de fontes e portais locais, a medida antecede um aumento das chamadas retenciones - as taxas recolhidas pelo governo federal sobre as exportações de grãos e derivados - hoje em 31% sobre ambos os subprodutos. A expectativa é de que a nova taxação seja de 33%, hoje cobrada sobre o grão de soja.




"A suspensão se dará até a aprovação do governo da elevação das tarifas de exportação destes dois produtos que até então era de 31%. O governo deve elevar a tarifa para 33%, alíquota hoje cobrada sobre o grão da soja", explica o time da Agrinvest Commodites.


De acordo com uma matéria do jornal argentina Clarín, não só as retenciones sobre os derivados de soja poderiam subir, como também sobre o grão, a qual teria espaço para chegar a 35%, justificada pelos desdobramentos do conflito Rùssia x Ucrânia e os impactos causados sobre os mercados agrícolas. A Argentina processa cerca de 35 milhões de toneladas de soja de algo entre 40 e 45 milhões do que produz, e é consolidada a maior exportadora global de farelo e óleo de soja. "O país exporta mais de 40% do farelo global de soja e quase 50% do óleo de soja em 2021 as exportações destes dois produotr levarem quase US$ 13 bilhões. Com a medida o governo espera arrecadar mais US$ 410 milhões, em um momento conturbado que vive o FMI na negociação de sua dívida com o fundo", complementou a Agrinvest. Na semana passada, o ministro da Agricultura da Argentina, Julián Dominguez, negou quaisquer ajustes nas retenciones. As reações do setor foram rápidas e mostraram, mais uma vez, descontentamento com o governo argentino.

Tags:

  • Soja


Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja

Fonte: Notícias Agrícolas

0 visualização0 comentário
Fotos
Fotos

press to zoom
Fotos
Fotos

press to zoom
1/1
PORTAL SKY
PORTAL SKY

press to zoom
PORTAL SKY
PORTAL SKY

press to zoom
1/1