Anel Viário de Maracaju poderá receber nome de Ary Rigo em homenagem ao ex-deputado
- Redação
- 6 de jun.
- 2 min de leitura

Maracaju (MS), 6 de junho de 2025 — O Anel Viário de Maracaju poderá, em breve, ganhar um novo nome em homenagem ao ex-deputado estadual Ary Rigo, uma das figuras mais importantes da história política de Mato Grosso do Sul e do município. O Projeto de Lei nº 137/2025, de autoria do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), propõe que a via passe a se chamar “Deputado Ary Rigo”.
A proposta, apresentada nesta terça-feira (3), tem o apoio de outros parlamentares, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), e os deputados Zeca do PT, Zé Teixeira (PSDB) e Paulo Duarte (PSB). A iniciativa atende a uma solicitação do presidente da Câmara Municipal de Maracaju, vereador Rener Barbosa Pache.
“Ao propor esta denominação, queremos reconhecer o trabalho de Ary Rigo, não só como homem público, mas como alguém que acreditava no desenvolvimento de Maracaju. Ele sonhou e trabalhou para que esse anel viário se tornasse realidade. Nada mais justo que eternizar seu nome nesta obra”, afirmou Paulo Corrêa.
Legado de Ary Rigo
Natural de Passo Fundo (RS), Ary Rigo desempenhou um papel crucial na consolidação do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi um dos 18 deputados constituintes que participaram da instalação da Assembleia Legislativa e da elaboração da primeira Constituição Estadual em 1979.
Durante sua trajetória política, Rigo exerceu seis mandatos consecutivos como deputado estadual, foi vice-governador e chefe da Casa Civil no governo de Pedro Pedrossian, além de presidir a Assembleia Legislativa no biênio 2001–2003.
Em Maracaju, Ary Rigo sempre manteve forte representatividade, sendo um dos deputados mais votados no município. Ele também teve participação decisiva na viabilização das obras do anel viário, cuja ordem de serviço foi assinada em 2006, atendendo a um antigo anseio da população local.
Importância do Anel Viário
A obra do anel viário é estratégica para Maracaju. A via facilita o escoamento da produção agrícola e industrial da região, além de melhorar a mobilidade urbana ao desviar o trânsito pesado do centro da cidade. O anel conecta a BR-267 (Rodovia Vital Brasil) à Avenida Marechal Floriano, passando pelo acesso à Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense).
Entre os principais benefícios da via estão:
Redução do fluxo de caminhões no centro;
Melhoria na mobilidade urbana;
Maior eficiência no transporte da produção agrícola e industrial.
O projeto de lei agora segue para análise nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa. Se aprovado, a proposta será votada em plenário.
Comentarios